As 5 Principais características dos empreendedores de Sucesso

Olá meu caro leitor!  e importante deixar bem claro para você, que qualquer pessoa que se dedique e estude pode estar entre os empreendedores de sucesso, o objetivo desse artigo é apenas mostrar que as pessoas que possuem as características citadas abaixo, tem uma possibilidade maior de obterem êxito em seus projetos.Todas essas características você também poderá desenvolver, lendo livros, fazendo cursos ou até mesmo trabalhando com pessoas que tenham características complementares as suas.

As 5 principais características dos empreendedores de sucesso ( a 3ª e a que considero mais importante!)

1)-Criatividade: É necessária para a criação de projetos inovadores, muito importante também na busca de soluções para as dificuldades e a falta de recursos financeiros, que são muito comuns principalmente para quem está no início de um projeto.

As  pessoas criativas conseguem arrumar soluções rápidas parasituações adversas enquanto as pessoas que criatividadenão tem essa habilidade bem desenvolvida, podem ter seus projetos interrompidos em situações que fogem do programado.(Vou confessar que não sou muito criativo). Mas venho trabalhando bastante essa qualidade, o que vem me ajudando bastante é a leitura de livros de empreendedores de sucesso que começaram seus negócios praticamente do zero, mas conseguiram driblar as dificuldades e a falta de dinheiro.

Como bons exemplos de empreendedores temos, Silvio Santos que um dia já foi camelô, antes de se tornar dono de uma das maiores redes de televisão do Brasil, e gosto também da História de vida do Carlos Wizard, Presidente e Proprietário da Redes de escolas de Curso de Inglês Wizard (Não estou fazendo propaganda, da escola, é que li o livro com sua história e me identifiquei bastante  ) que começou sua carreira de empreendedor dando aulas na sala da sua casa.

2)-Energia: Iniciar um novo projeto é algo intenso que requer muito trabalho, no início para o empreendedor, manter o bom astral e fundamental,  pois as vezes você vai ter que abrir mão de alguns horários de lazer ou até mesmo de alguns momentos com a família, para se dedicar aos negócios.

É bastante comum que o negócio no começo, ainda, não gere o lucro desejado, e nesses casos energia e alto astral são essenciais para o sucesso do projeto.(Ter energia se torna muito mais fácil quando você trabalha com o que é seu :-D). É muito mais fácil se motivar para o trabalho quando você tem o próprio negócio, principalmente sabendo que seu esforço será recompensado depois, trazendo bons lucros para você.

3)-Persistência: Essa é sem dúvida e uma das características mais importantes de um empreendedor, no início do projeto o empreendedor poderá passar por uma longa jornada repleta de desafios e obstáculos, precisando ser extremamente persistentes para não desistir no primeiro obstáculo.(Tenho lido bastante livros de empreendedorismo e aqueles que são persistentes sempre conseguem ter sucesso na vida).

Certa vez escutei uma frase que não sai da minha cabeça que é a seguinte: “você não fracassa quando perde você fracassa quando desiste” (autor desconhecido) se alguém souber o autor por favor coloque nos comentários abaixo. (rsrs). Portanto seja persistente, acredite no seu negócio, pode demorar um pouco mas ele vai dar certo.

 

 

4)-Coragem: O empreendedor jamais poderá prever qual será o futuro da sua empresa, se o negócio realmente vai dar certo, Mesmo que as atividades sejam bem planejadas sempre vai existir e acontecer situações imprevistas, dessa forma o empreendedor sempre deverá estar preparado para o inesperado.(O desafio e a incerteza fazem parte do DNA do empreendedor). Afinal de contas o sucesso e o “resultado próspero ou favorável de tentativas ou esforços” (Wikcionário).

5)-Capacidade de Aprendizagem: A medida que o negócio vai crescendo, o ideal é que o empreendedor vá adquirindo novas habilidades e conhecimento,(nunca devemos ficar acomodados  ) sempre estando preparado para os constantes processos de evolução do mercado. Várias empresas fecham por ficarem defasadas, não acompanhando as constantes mudanças no mercado.(O empreededor atual sempre tem que estar estudando e se atualizando!).

Conclusão

No início do seu projeto o fator mais importante que pode contribuir para o seu sucesso é você trabalhar bem essas características, estando preparado para enfrentar os obstáculos e as dificuldades que poderão aparecer no processo de implantação do seu negócio. (Eu como empreendedor acredito que a característica mais importante entre as que foram citadas é a Persistência). Empreender significa ter mais liberdade para você fazer o que tem vontade, significa que você se torna dono do próprio nariz, se a vontade de ser dono da própria vida for maior do que os obstáculos impostos pela sociedade o sucesso do seu negócio está garantido.

E aí gostou? me diga o que achou do artigo, sua opinião é muito importante para mim!

As 5 Principais características dos empreendedores de Sucesso
4 (80%) 1 vote

Ricardo Franco Rosa

Instrutor de Informática e Empreendedor Digital nas Horas Vagas, Descobriu Como é Possível Ser Livre, e Ganhar Dinheiro Fazendo o Que Ama Através de Negócios Pela Internet.

Website: